Odontologia

A Clínica Veterinária Monsenhor Bruno oferece aos seus clientes o serviço odontológico voltado ao cão e gato. Dentre as várias especialidades veterinárias, a odontologia é notadamente uma das que mais cresce e se desenvolve. Fato que se explica, uma vez que, assim como o ser humano, cães e gatos também necessitam de constante cuidado com os dentes, aumentado a procura pelo "dentista veterinário".

Devido às várias diferenças e particularidades existentes entre as espécies, os tratamentos dentários são realizados por um médico veterinário especializado na área de odontologia veterinária. Dentre as principais doenças que acometem a boca dos animais, estão a doença periodontal, popularmente caracterizada pelo acúmulo de tártaro, fraturas dentais, tumores e neoplasias e especificamente nos felinos, a lesão reabsortiva odontoclástica felina, anteriormente conhecida como cárie dos gatos.

Como prevenção, recomenda-se a escovação diária, utilizando escovas e cremes dentais específicos para animais. Ração seca, ossinhos, bifinhos, biscoitos e brinquedos são adjuvantes que auxiliam na remoção da placa bacteriana, mas não substituem a escovação diária. Dentes fraturados, com ou sem a exposição da polpa devem ser tratados de forma adequada e portanto devem ser avaliados pelo veterinário para que este oriente o proprietário sobre qual a melhor forma de tratamento, quais sejam, o tratamento endodôntico (tratamento de canal) ou em casos mais graves a extração do dente quebrado.

Alguns sintomas comuns a diversas doenças orais dos cães e gatos são o mau cheiro na boca, salivação intensa, presença de secreção ou muco acentuado, sangramento gengival, dor, dificuldade em apreender, mastigar ou engolir alimentos. Sangramento nasal, espirros freqüentes, aumentos de volume causando deformação na boca ou nariz, são sinais de que algo não está bem com o animal. Gatos que não se alimentam ou que não se lambem também podem indicar dor de dente e que precisam de uma avaliação do médico veterinário.