Dermatologia

Animais domésticos apresentam uma série de doenças de pele causadas por parasitas como pulgas, carrapatos, sarnas (ácaros), mosquitos, moscas e outros. Cada uma destas afecções pode ser de difícil diagnóstico, e às vezes requererem um exame clínico minucioso além de auxilio de um aparelho de microscopia para assim ser recomendado o tratamento adequado.

Temos também as doenças de caráter imunológico como as alergias quando o sistema imune responde com mais intensidade a um determinado alérgeno (como alimento, produtos de limpeza, poeira, etc). Temos as doenças auto-imunes como pênfigos, lúpus e outras. Estas alterações são na maioria das vezes de evolução crônica, de difícil tratamento e diagnóstico, sendo neste caso imperativo o acompanhamento do animal por um profissional especializado (Dermatologista) e assim uma melhor resposta clínica do animal ao tratamento. Não se esqueça que a cumplicidade veterinário – cliente é um fator preponderante na efetiva cura de qualquer doença e isso se faz mais evidente nas doenças de pele de caráter imunológico.

Outras doenças de pele de cães e gatos como as otites, as especificas para cada raça, as de ordem psicossomáticas, as hormonais (de origem endócrina), as neoplásicas (câncer de pele) etc. conseguem melhor resultados terapêuticos quando tratadas por um profissional competente na área.

Na clinica Monsenhor Bruno os serviço de dermatologia veterinária dispõe de aparelhagem como microscópios, exames otoscópicos, etc.

Sintomas como coceira (prurido), falhas de pelo (áreas alopecias), irritações, feridas, descamação, caspa (descamação), secreção purulenta na pele ou ouvidos, secreção enegrecida nos ouvidos, hiperqueratose (aumento da espessura) dos locais de apoio (como cotovelos e coxins), ponta da orelha e do plano nasal, odor ruim, problemas nas unhas, queda constante de pelagem, ressecamento do pêlo, aumentos de volume na pele, presença de larvas de mosca, inchaço ao redor dos olhos e nariz, alteração da cor da mucosa ao redor dos olhos e da boca, são os principais sinais de que alguma coisa esta errada e que você deve procurar um profissional especializado.